O que é o filtro dos sonhos e por que virou uma tatuagem muito popular?

O que é o filtro dos sonhos e por que virou uma tatuagem muito popular?
Por: Luiz Carlos Significados da Tatuagem

O filtro dos sonhos é um amuleto que tem conquistado a todos pelo significado que traz: a purificação dos sonhos e a retenção dos pesadelos. Hoje, tornou-se uma das tatuagens mais populares.

Mais do que um objeto de decoração, o filtro dos sonhos, também conhecido como “espanta pesadelos”, é trabalhado e pensado rusticamente, e traz consigo muitas histórias da cultura xamânica dos índios nativos da América do Norte.

A beleza da sua história e tradição, rapidamente, se espalharam por todos os continentes, se tornando, hoje, um objeto que traz princípios de grande sabedoria. Além de ser um amuleto apreciável, ele pode servir como decorativo e combinar com vários ambientes, inclusive, como um guardião na cabeceira de cama.

Filtro dos Sonhos: Amuleto que purifica as energias

Segundo a tradição xamânica, o poder do filtro dos sonhos é purificador e transcendentaliza todas as nossas energias. Além disso, é capaz de proporcionar sabedoria, boas vibrações e sorte para quem o portar. É por isso que muitas casas e consultórios holísticos possuem um apanhador de sonhos na janela de frente para a rua.

Segundo alguns pesquisadores, o filtro dos sonhos teve sua origem na região dos grandes lagos, atualmente, onde fica a divisa entre Estados Unidos e Canadá. Nessa região, habitava a tribo Ojibwa, que adotava uma cultura distinta, atribuindo uma importância notável aos sonhos. Era como se essa experiência inconsciente fosse sagrada.

A história de nossos antepassados

Segundo remonta a história e a tradição, uma das coisas mais importantes de se aprender, com nossos sonhos, é a compreensão da nossa existência. Devemos buscar, no nosso subconsciente, desvendar as jornadas de nossos antepassados para adquirir sabedoria com a intenção de seguir, aqui na Terra, nossa própria caminhada.

Os Ojibwa, também, dedicavam-se a desvendar o conteúdo dos seus sonhos, tidos por eles como uma fonte de sabedoria, capaz de revelar confissões não só da vida pessoal, mas da natureza e do universo.

Tatuagem de Filtro dos Sonhos é a mais famosas do mundo!

Atualmente, o filtro dos sonhos, além de ser um belo amuleto de decoração, tem se tornado uma das tatuagens mais famosas, justamente, por carregar um significado tão importante, referenciando culturas antigas, muito valorizado de geração em geração.

Muitas pessoas se identificam com a história que o amuleto carrega e acreditam na paz que ele transmite. Além disso, o filtro dos sonhos é conhecido por purificar e dar bênçãos a quem o tiver por perto.

Do que é feito o filtro dos sonhos?

Em suas características físicas, trata-se de uma construção circular formada à base de madeira e, dentro de si, encontra-se uma série de fios trançados e amarrados, dispostos de forma a desenharem uma escie de teia de espiral.

Na parte inferior do círculo, que complementa o trabalho do filtro, algumas penas dão o toque esvoaçante. As penas remetem à cultura indígena. Muitas vezes, no mínimo, uma pena de coruja é adicionado ao arranjo, simbolizando a sabedoria. Em outras combinações, penas coloridas podem ser acrescentadas.

De acordo com a tradição, é pelo filtro da teia que os sonhos bons passam, deixando os pesadelos presos nela. A lenda diz, ainda, que o filtro dos sonhos deve ser usado em locais que recebem luz solar, pois é esse raio de Sol que limpa os pesadelos presos na teia, deixando-o limpo para a noite.

Popularização recente da tatuagem filtro dos sonhos

Apesar da longa história, o filtro dos sonhos só chegou ao conhecimento da grande maioria das pessoas com o filme Crepúsculo, de 2008. Nele, o pai da protagonista Bella, o policial Charlie, mostra à filha o seu novo quarto, com um filtro dos sonhos em cima da cama para protegê-la.


Próximos eventos

Ver mais eventos