Tatuagens de Rosas: Cores, Ideias, Locais, Desenhos

Tatuagens de Rosas: Cores, Ideias, Locais, Desenhos
Por: Luiz Carlos Dicas para Tatuagem

O simbolismo de uma tatuagem depende de seus padrões, linhas e detalhes, que dizem muito sobre quem tatuou e porque tatuou. Assim sendo, as tatuagens podem ser consideradas formas sofisticadas de auto-expressão. E as possibilidades são infinitas - tudo pode virar uma tatuagem. 
Cada tatuagem é única. Uma rosa, por exemplo, pode parecer apenas uma flor registrada na pele. Porém, o seu design, o seu significado e a sua representação a faz única.

Uma rosa vermelha sempre esteve relacionada ao amor. Todavia, uma rosa pode assumir diversas cores e, cada cor, pode ter um significado diferente. 
O significado cultural também pode variar de acordo com a época. Uma rosa no século 16, por exemplo, era uma marca gravada no corpo de criminosos que estavam prestes a deixar este mundo, no corredor da morte. Obviamente, este estigma mudou e este famoso símbolo passou por uma ressignificação. Hoje, em qualquer lugar do mundo, a rosa simboliza o afeto.

Cores

As cores da sua rosa reconfiguram o seu significado. Uma rosa azul, por exemplo, sendo incomum na natureza, pode refletir que você tem uma personalidade ímpar. Confira os significados relacionados a cada cor de rosa para a sua tatuagem:
  • Vermelha: amor, afeto, amizade;
  • Amarela: traição, infidelidade;
  • Roxa: encantamento;
  • Azul: mistério, personalidade peculiar;
  • Branca: pureza;
  • Preta: melancolia, morte.
O estado de desenvolvimento da rosa também é carregado de significados. Se você tatuar uma rosa que acabou de iniciar a sua floração, por exemplo, pode simbolizar que você vive uma crise existencial e ainda não encontrou o seu verdadeiro eu - ou mesmo que você está batalhando para conquistar objetivos e realização de planos. Um botão de rosa pode significar que a sua vida acabou de passar por um novo início. Rosas com pétalas despencando pode simbolizar uma perda sentida ou uma sensação psicológica de incompletude.

Rosa com Espinhos

O escritor brasileiro Machado de Assis disse: “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!”. Essa frase sintetiza o espírito dos otimistas e dos pessimistas. Os espinhos, na rosa, significam a esperança, a vontade de ver o melhor em todas as situações.

Número de Flores

O número de rosas que você tatuar também podem dizer muito sobre a sua personalidade. Uma rosa sozinha, por exemplo, pode significa independência, individualidade e coragem. Duas rosas podem significar um grande relacionamento afetivo. Um buquê de rosas pode simbolizar todas as pessoas que fazem parte da sua história é que contribuíram para você chegar onde chegou.

Ideias e Sugestões

Confira algumas ideias interessantes de tatuagens com rosas:
  • Rosa com Borboleta: tal tatuagem é uma das mais feitas pelas mulheres. Ela simboliza e beleza feminina. É um ode a feminilidade. Atualmente, com os papéis de gênero mais flexíveis, até alguns homens optam por fazer esta tatuagem.
  • Rosa com Caveira: a adição de uma caveira ao seu desenho de rosa pode criar uma atmosfera contrastante um bocado interessante. A caveira significa a superação de um grande desafio da vida, enquanto a rosa vai significar um florescimento. Dado isso, tais significados casam perfeitamente. Você pode fazer uma rosa desabrochando a partir de um crânio ou mesmo uma caveira segurando uma rosa.
  • Rosa com Cruz: eis uma tatuagem com um simbolismo mais religioso. A rosa pode significar a ressurreição de Jesus Cristo.
  • Rosa com Coração:  eis um desenho que une dois grandes símbolos do romantismo. Esta tatuagem pode simbolizar o nascimento de um amor verdadeiro dentro do coração. Esta tatuagem geralmente é feita em homenagem a um grande amor, seja para um amante, seja para um amigo ou familiar.

Onde fazer?

O local onde você vai tatuar a sua rosa é uma escolha bastante pessoal. Ainda mais com a profundidade de significados envoltos a rosa, como vimos acima. Tudo depende do seu gosto pessoal.

O local a ser escolhido também deve depender da sua tolerância a dor. E, por fim, o cada região do corpo vai exigir cuidados diferentes no momento da cicatrização, dado que há regiões que estão em contato com a roupa.

Tatuagens de Rosas

Este artigo foi uma contribuição do André HP, do blog I Love Flores.