O que você precisa saber antes de Tatuar a Sola do Pé

O que você precisa saber antes de Tatuar a Sola do Pé
Por: André Costa Dicas para Tatuagem

Os tatuadores não gostam muito de tatuar a sola do pé por uma série de motivos: tem uma cicatrização difícil, a dor é intensa e por fim, por essa região ter um tipo de camada de pele diferente do resto de nosso corpo a tatuagem tende a sumir mais rapidamente. Entenda o por que...

Entendendo um pouco sobre Tatuagem

Nosso corpo possui três tipos de camadas de pele: Epiderme, Derme e Hipoderme, respectivamente na sequência. Quando fazemos tatuagem, a tinta da tattoo é inserida na camada média da Derme, ou seja, logo abaixo da Epiderme que é a primeira camada da pele e onde ocorrem as constantes renovações, por isso que a tinta da tattoo é inserida na Derme, pois se fosse da Epiderme a tattoo desapareceria em pouco tempo. 

Por que a Tattoo na Sola do Pé tende a desaparecer com o tempo?

O que ocorre na sola do pé é que a Epiderme é mais espessa do que as outras regiões do corpo "exceto das palmas das mãos" e também tem uma variação enorme na profundidade em toda sua região, assim fica quase impossível colocar a tinta no local necessário, ou seja, na Derme. Ou seja, sua tatuagem estará constantemente se desgastando. 

Ok, mas por que não colocamos a tinta de maneira mais profunda, ou seja, na Hipoderme, assim garantimos que a tatuagem não sairá mais de lá? Isso não pode ser feito, primeiramente pela profundidade, segundo, que quando colocamos a tinta na Hipoderme a mesma causa um efeito chamado de "blow out", ou seja, a tinta se espalha através dos capilares causando um efeito de borrão. 

Por que dói tanto uma Tattoo na Sola do Pé?

Em regra geral a Sola do Pé é uma das regiões que mais doem na hora de fazer uma tattoo, isso ocorre por que pelos nossos pés passam-se inúmeros nervos e quase não temos músculos, ou seja, praticamente pele sobre ossos. O músculo ajuda na hora de fazer uma tattoo, pois acaba criando uma espécie de região acolchoada, já na sola do pé não temos isso, ou seja, vai doer!

Já ia me esquecendo, devido a enorme quantidade de nervos, essa é uma região muito sensível e que gera muitas cócegas. 

Veja nosso Mapa da Dor!

Cicatrização da Tattoo na Sola do Pé?

A cicatrização dessa região é mais um problema, em regra geral, na cicatrização a pele desenvolve uma crosta, que é uma camada protetora composta de sangue exposto ao ar, formado por plaquetas. Se alguma parte da crosta for esfregada ou retirada antes que a pele tenha cicatrizado completamente, você terá uma boa chance de não apenas perder uma área de cor, mas também qualquer trabalho mais detalhado. Pensando assim, o ideal seria que você ficasse descalço durante todo o processo de cura. Porém isso geraria outro problema, pois poderia possibilitar a infecção. Por fim, seu pé inchará bastante. 

Agora que já passamos pelas dúvidas, que tal darmos uma olhada nesses trabalhos? 

Tatuagens na Sola do Pé



Próximos eventos

Ver mais eventos