Tatuagem Enso: Significado, Características e Muitas Tattoos

Tatuagem Enso: Significado, Características e Muitas Tattoos
Por: André Costa Significados da Tatuagem

Quem nunca viu um símbolo que apareceu recentemente com muita força sendo  tatuado nos corpos das pessoas? Um símbolo com um círculo inacabado como se fosse feito com um pincel. Trata-se de um círculo Zen que simboliza a plenitude do simples. Representa o infinito contido na perfeição da harmonia entre muitas outras coisas, veja aqui em nosso incrível Post.

O símbolo Ensō (円相), vem de uma palavra japonesa que significa “círculo” e é um conceito muito associado com o Zen Budismo. Ensō é um dos objetos mais comuns da caligrafia japonesa mesmo sendo um símbolo e não um ideograma.

Como uma “expressão do momento” é frequentemente considerado uma forma de arte expressionista. A pincelada de tinta do círculo geralmente é feita em apenas um movimento (embora o grande Bankei às vezes usasse dois movimentos) e não há possibilidade de modificação: Pois assim demonstra o estado expressivo do artista naquele momento.

Segundo os Budistas, apenas uma pessoa mentalmente completa, que tenha percebido sua natureza búdica, consegue desenhar um ensō verdadeiro. Eles ainda acreditam que o caráter do artista está completamente exposto na forma com a qual desenha um ensō. 

Alguns artistas pintam o Ensō com uma abertura no círculo, enquanto outros completam o círculo. A questão é levada tão a sério, que inúmeros artistas praticam o desenho do ensō diariamente, como uma escie de exercício “espiritual”. No primeiro caso, a abertura pode expressar ideias diferentes, por exemplo, que o Ensō não está separado, mas é parte de algo maior, ou que o defeito é um aspecto essencial e inerente da existência (ver também a ideia de simetria quebrada). O princípio de controlar o equilíbrio da composição através da assimetria e irregularidade é um aspecto importante da estética japonesa: O fukinsei (不均斉), a negação da perfeição. O Ensō é também um sagrado símbolo da escola de Budismo, e é frequentemente utilizado pelos mestres zen como uma forma de assinatura na sua arte religiosa.

Simbologia do Ensō

Se trata de um símbolo Zen que simboliza a Plenitude do Simples, mas também pode representar:

  • Elegância;
  • Força;
  • Iluminação;
  • Infinito Contido na Perfeição da Harmonia;
  • Momento em que a Mente está Livre para simplesmente deixar os sentidos criarem;
  • Universo e o vazio (mu).

Incríveis Tattoos do Ensō



Próximos eventos

Ver mais eventos