Tatuagens de Índios: História, Cultura e Tattoos para te Inspirar

Tatuagens de Índios: História, Cultura e Tattoos para te Inspirar
Por: Letícia Pires Dicas para Tatuagem

A arte de tatuar é milenar, originada na cultura tribal, perpetuada ao longo da história do homem. A diversidade cultural do passado determinou o que conhecemos como técnicas e design hoje, a história da humanidade e da arte estão muito vinculadas com a história da tatuagem.

De fato, o indígena é uma figura de grande importância para a história do nosso país. Na escola, aprendemos sobre a tríade base do Brasil, que auxiliou a construir a nossa cultura, mas pouco é valorizado. A arte pode ser símbolo de hierarquia social, mas também simboliza religiosidade e movimento social.

TATTOOS TRIBAIS

Quando falamos em tatuagem de índio, existem três tipos que podemos abordar:

  • Tribal
  • Arquétipos – símbolos religiosos, mitologias indígenas, animais e representação de escamas.
  • Imagens de índios e índias

TATUAGENS TRIBAIS

Os traços para fazer uma tatuagem de índio pedem um profissional bem especializado nessa área, pois são complexos e precisam de um design especial para satisfazer as expectativas de quem vai receber a arte.

Pinturas corporais indígenas e influência

As pessoas pensam que não, mas muitos dos arabescos e símbolos pintados nos corpos pelos indígenas tem significado e uma função social na tribo, utilizados muito para organização social. A pintura corporal, em varias aldeias, é utilizada como distintivo de divisão social, para dividir os grupos existentes nas tribos de forma específica. Ainda podemos encontrar tribos indígenas que utilizam a pintura corporal socialmente.

Os principais materiais utilizados, geralmente, para se obter tinta, são elementos encontrados na natureza como o jenipapo (tinta azul marinho), pó de carvão, calcário (tinta branca) e urucum (tinta vermelha).

HISTÓRIA DA TATTOO

Grafismo Indígena

Depois de muito pesquisar, historiadores e sociólogos entenderam que as pinturas corporais iam além da vaidade. Era como se fossem códigos, uma forma complexa de comunicação, simbolizando a noções de sociedade dentro da tribo, entre as aldeias e outros tipos de relação como a relação com a natureza, espíritos, antepassados, familiares, etc.

Apesar do espanto dos exploradores europeus ao chegarem se depararem com os indígenas nus, não era essa a visão estabelecida. Mais do que a cobrir o corpo, o grafismo era um importante código social. Marcavam o nascimento de um filho, luto, guerra, rituais, etc.

Penas e a tatuagem de índio

A maioria das tattoos de índio tem uma simbologia cultural, preservadas durante a história, por pessoas que admiram as tradições e se preocupam em dar continuidade por meio da arte corporal.

De uma forma boa, isso contribui para repassara a história dos povos nativos, podendo misturar traços modernos com um simbolismo espiritual, que demostram as histórias heroicas do guerreiros indígenas e contos de caças, além de símbolos que são muito usados para proteção contra os maus espíritos e obtenção de graça divina.

Muito forte na cultura indígena, principalmente na cultura Apache, as penas são símbolo de:

  • Coragem;
  • Orgulho;
  • Honra.

Mas por si só, as penas têm uma vasta gama de significados e tipos de representação. O tamanho da pena indica o tamanho da bravura de um guerreiro.

Além do tamanho, as cores das penas também são importantes.

  • A pena vermelha significa que quem a portava venceu a batalha, derrotando definitivamente o seu inimigo;
  • A pena pela metade significa que o guerreiro se machucou durante a luta.

Nas tatuagens, as penas geralmente aparecem junto a um crânio de touro, essa imagem representa um amuleto de proteção, é um arquétipo para vida longa e com prosperidade.

Os apanhadores de sonhos simbolizam a dualidade entre o mundo espiritual e o terreno, simboliza a superação dos medos e da ansiedade, representa a vontade de atrair o positivo para o seu redor.

Um dos tipos de tatuagem mais famosas são as tatuagens de índio com animais. Nessa lista podemos incluir:

  • Urso;
  • Águia;
  • Lobo;
  • Cavalo;
  • Entre outros.

Cada um desses arquétipos tem uma simbologia vasta, por isso, seria melhor destrincha-los um por um, em textos separados.

Tatuagem de Índios Guerreiros

Apesar da beleza ímpar desse tipo de tatuagem, não existe um significado específico. Os guerreiros realmente pertenciam a uma casta diferenciada na tribo, usavam símbolos mágicos de proteção, como tatuagem de olhos ou lobos, acreditando que isso aumentaria o seu poder em batalha mediante o inimigo.

Outrora, é possível achar artistas indígenas por todo o mundo que utilizam de dispositivos mais modernos, para desenhar em pessoas que desejam traçar tattoos a moda tribal. Angelina Jolie foi uma celebridade que aderiu a esse estilo. A atriz precisou viajar até o Camboja para adquirir esse tipo de desenho em seu corpo.

Tribo Apache

Atualmente, tatuagens de índio passaram a ser retratadas como um líder, um guerreiro ou uma mulher índia. Além disso, as tattoos mais famosas do gênero trazem os animais sagrados como o lobo, a águia e os ursos. Outros fatores que aparecem nos desenhos são objetos que são associados a cultura indígena, como arco e flecha, ossos, ferramentas, adornos, porém tudo isso leva uma interpretação modernizada e acaba fugindo um pouco do tradicional.

As tribos apaches são um dos povos mais conhecidos de toda história. Isto aconteceu por causa do sucessos dos filmes de “velho oeste”, a partir da década de 1960, onde colonos entravam constantemente em verdadeiras guerras de bang bang com índios dessa linhagem.

A verdade, é que eram um povoado nômade, subsistiam da caça de animais selvagens (na maioria da vezes, búfalos), de onde retiravam alimento e pele para se aquecer. A história tem pistas de que foram os primeiros a domar cavalos e utiliza-los para se locomover.

Surgiu assim o índio apache como símbolo de bravura, habilidade, força e poder. As tatuagens mais comuns são com os rostos e seu pomposo cocar de plumas.

São muitas formas para homenagear os índios e a cultura indígena, não acha? Força coragem e conexão com a natureza.

Trazem lindas imagens com desenhos que podem ser explorados ricamente pelas técnicas. É só pesquisar bastante e encontrar o profissional da sua preferência.

Cuidar da sua tattoo depois vai ser essencial para ela cicatrizar bem e ficar com um aspecto bonito.

CUIDADOS COM A TATUAGEM

Conta pra gente nos comentários quais são os estilos de tatuagem que você acha que mais combinam com essa temática.


Próximos eventos

Ver mais eventos