Tatuagens dos Símbolos de Led Zeppelin 4

Tatuagens dos Símbolos de Led Zeppelin 4
Por: André Costa Dicas para Tatuagem

Em 08 de novembro de 1971, era lançado um dos maiores discos da história do Rock, Led Zeppelin IV, que trazia inúmeros sucessos, Stair to Heaven, Black Dog, RockRoll, Going to California entre outros, mas o que é bem interessante e falaremos hoje é sobre os 4 símbolos deste álbum.

O álbum IV não teve um nome especial, isso já era rotina na banda britânica Led Zeppelin, que por costume, superstição ou sei lá o que não dava nome aos seus discos. Após uma crítica pesada no Led Zeppelin III, a manda decidiu quo o IV também não teria nome, mas cada um dos quatro integrantes da banda deveria escolher um símbolo qualquer para representa-los na capa, sem escrever nada. 

Os 4 Símbolos do Álbum Led Zeppelin IV

Assim cada um dos 4 integrantes escolheu seus símbolos. assim o álbum também ficou conhecido como Runas, pois existiam dois símbolos de Runas, os outros dois eram símbolos mágicos ou de múltiplos sentidos. 

 

Na sequência temos o primeiro símbolo do Jimmy Page, John Paul Jones, John Bonham e Robert Plant, sendo: 

  • Jimmy Page (Guitarrista): O seu símbolo é associado a uma palavra da língua grega, ZoSo, que significa salvação, porém a imagem em si não tem uma conotação alfabética ou linguística, porém tem referências tiradas de símbolos ligados ao Zodíaco em especial a Saturno e Mercúrio, sem falar em referências a Símbolos da Alquimia. 
  • John Paul Jones (Baixista): Apesar de ser um símbolo Celta Triquetra, a ideia de John para a capa era uma referência a descrição do livro The Book of Signs, onde esse símbolo era utilizado para exorcizar os espíritos malignos. 
  • John Bonham (Baterista): Este símbolo de três círculos entrelaçados está associado a Santíssima Trindade, "Homem, Mulher e Filho", ou seja, a união entre Pai, Mãe e Filho. Existe uma outra teoria que Bonham teria escolhido esse símbolo, pois lembrava o Logotipo de sua Cerveja Preferida a norte-americana "Ballantine", ou ainda as marcas de um copo de Whisky em uma mesa de bar.
  • Robert Plant (Vocalista): Apesar de o símbolo ter inúmeras teorias como: deusa egípcia Ma´at, que significa a verdade, lealdade e justiça, segundo a mitologia egípcia Anubis, deus do julgamento e da morte, pega os corações de quem morre e coloca em uma balança, com a pena de Ma’at, se o coração for mais pesado que a pena, a alma da pessoa vai para o inferno, caso contrário, a alma vai para os céus, porém Robert Plant deu a ele seu próprio significado: "Meu símbolo tem origem na antiga civilização Mu, que existiu há uns 15 mil anos, como parte de um continente perdido em algum lugar do oceano Pacífico, entre China e México. Muitas coisas podem ser atribuídas à civilização Mu, inclusive as estatuas da Ilha de Páscoa. A pena é um símbolo em que estão baseadas muitas filosofias, por exemplo, ela carrega os valores de muitas tribos indígenas americanas. Gosto de gente verdadeira, que diz a verdade e é sobre isso que se trata a pena dentro do círculo

Agora você deve estar se perguntando, poxa, o álbum tem uma capa totalmente diferente... Sim a capa frontal foi inspirada numa pintura a óleo que Jimmy encontrou na cidade de Reading, na Inglaterra. Essa pintura pode ter várias interpretações, porém a teoria que é mais utilizada é que se trata de um camponês velho não aguentando o peso dos galhos que está levando tem a intenção de dizer que as pessoas deviam plantar e cuidar da Terra, ao invés de colher em excesso e destruir o planeta. A ilustração interior, conhecida como The Hermith (O Eremita), foi inspirado na carta homônima no Baralho de Tarot. A face na página em que está a letra de "Stairway to Heaven" também foi escolhida por Jimmy, que a encontrou em uma edição da extinta revista The Studio, publicada em 1983.


Tatuagem dos 4 Símbolos do Álbum Led Zeppelin IV



Próximos eventos

Ver mais eventos