Tatuagem Celta: Guia Definitivo

Tatuagem Celta: Guia Definitivo
Por: André Costa Tipos de Tatuagem

Os Celtas usavam a  tatuagem como uma maneira de intimidar seus oponentes.


História das Tatuagens Celtas:

Como o povo Celta não possuía um sistema de escrita, pouco se sabe sobre eles, todos os registros são baseados em escavações e documentos escritos pelo Império Romano. Eles viveram por toda a Europa entre o período de 1.800 a.C. à 1 d.C.

O que sabemos é que o povo Celta cultivava a cultura de tatuar o corpo. Existem muitas discussões em torno do propósito das tatuagens Celtas, não se sabe ao certo, se eles se tatuavam pelo motivo religioso, místico, decorativo ou ambos. Mas uma coisa é unanimidade, que os Celtas usavam a tatuagem como uma maneira de intimidar seus oponentes em batalhas. Além disso eles também usavam a tatuagem como uma marca de força, espantar maus espíritos, reverenciar a Natureza, para determinar clãs e relatar a história.


Definição das Tatuagens Celtas:

As tatuagens Celtas possuem formas entrelaçadas, onde os principais elementos utilizados são os símbolos celtas, animais e cruzes. Como tudo se entrelaça, as tatuagens Celtas dão uma sensação de Infinito e integração.   


Popularidade das Tatuagens Celtas:

As tatuagens Celtas são populares tanto para homens como mulheres. 


Significados das Tatuagens Celtas:

As tatuagens Celtas seguem o significado de acordo com os símbolos celtas utilizados, que se baseiam no animismo, ou seja, crença que acredita que tudo que existe se baseia na alma (anima),  abaixo relacionamos alguns deles:


Significados das Tatuagens Celtas, Cruz Celta:

Era uma das principais formas de expressão artística entre os Celtas. Seu desenho possui um círculo central que representa o feminino sob uma cruz que representa o masculino, representando a união sexual. A Cruz Celta é mais antiga que a Cruz Cristã. 

Normalmente associada a espiritualidade focada na criação, também representa a unicidade e o ciclo eterno. De acordo com alguns estudiosos seu uso remonta ao equilíbrio da vida e a eternidade, com a junção dos quatro elementos essenciais: água, terra, fogo e ar.


Significados das Tatuagens Celtas, Trisquel (Triskle):

Este antigo símbolo indu-europeu vem do Grego que tem como significado “três pernas”. Acredita-se que os Celtas consideravam o número três como sagrado, por isso esse símbolo está associado ao passado, presente e futuro, ao equilíbrio entre corpo, mente e espírito e também as estações do ano: verão, primavera e inverno; “antigamente eles não reconheciam o outono”.

Devido a sua simetria também está associado a evocação dos quatros elementos naturais: água, terra, fogo e ar. 

Também estão associados a rituais de bruxaria para evocar da deusa tripla (virgem, mãe e velha), que representa: mente, corpo e espírito.


Significados das Tatuagens Celtas, Nó Celta:

Um símbolo frequentemente encontrado em objetos e muito utilizado em decorações celtas. Não se tem informações de ligações com algum tipo de simbolismo. Mas como seus laços possuem interconexões  acredita-se que a evolução de todos se dá de forma conjunta e igualdade das essências.   


Significados das Tatuagens Celtas, Triquetra:

Tem a representação de um nó infinito e eterno, onde o símbolo do meio representa a perfeição e a precisão. Era muito comum na civilização Celta devido ao seu enorme poder de proteção, exatamente por isso era constantemente encontrado em capacetes e armaduras de guerra.  

Também pode ser interpretado como a interconexão e interpretação dos níveis: Físico, Mental e Espiritual. 

Segundo historiadores, os cristãos plagiaram o Triquetra, que na religião cristã representa a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Também pode ser utilizado como Passado, Presente e Futuro, assim sendo utilizado como tatuagens de parentes Avós, País e Filhos. 

Também é muito utilizado como proteção contra espíritos malignos, ou seja, um verdadeiro amuleto.


Significados das Tatuagens Celtas, Awen:

Este símbolo representa harmonia e inspiração. Relacionado aos druidas (professores, juízes, médicos, conselheiros, adivinhos e sacerdotes). O primeiro e o terceiro raio representa a energia masculina e feminina e o do meio o equilíbrio entre ambos.


Significados das Tatuagens Celtas, Claddagh:

Reza a lenda que os Celtas utilizavam este símbolo como sinônimo de compromisso. A coroa simboliza a lealdade e fidelidade, o coração o amor e as mãos a amizade. 


Significados das Tatuagens Celtas, Árvore da Vida:

As árvores são sagradas para os Druidas.É um símbolo sagrado, que representa o mundo espiritual, o bem estar e a integridade das aldeias. As árvores além de guardar os poderes do universo, também eram considerados como portais para o mundo dos Deuses. 

Para os Celtas a árvore colossal Yggdrassil era responsável pela sustentação de todos os mundos e reinos. Os druidas também eram considerados como “sábios das árvores”


Significados das Tatuagens Celtas, Triluna:

Na cultura Celta representa os aspectos da Deusa (virgem, mãe e anciã), bem como as fases da lua: crescente, cheia e minguante e ao ciclo da vida. 

Este símbolo também podem serem vistos em correntes neopagãs simbolizando a polaridade feminina.