Tatuagem Geométrica: Guia Definitivo

Tatuagem Geométrica: Guia Definitivo
Por: André Costa Tipos de Tatuagem

Tatuagem Geométrica

Tatuagens geométricas hoje em dia são extremamente evoluídas, populares e diversas, hora podem ser apenas desenhos abstratos utilizando (linhas, círculos, quadrados e triângulos), hora podem ser desenhos referenciados por elementos naturais como animais, plantas, paisagem e etc e também podem ser sagradas.

História:

Acredita-se que as tatuagens geométricas existam desde a antiguidade. Com base em padrões matemáticos que mostram formas escondidas na natureza, como por exemplo triângulo em rosto de animais, retângulo em um tronco de árvore entre outros. Pensando dessa maneira, com certeza a tatuagem geométrica nasceu junto com a tatuagem, o que ao meu ver é uma maneira romântica de se ver a questão em sí.

Pois se levarmos em conta as tatuagens geométricas atuais, como as conhecemos hoje em dia, vemos enormes diferenças e uma clara definição do que é uma tattoo geométrica moderna. Embora não tenha localizado em meus estudos quando exatamente surgiu esse estilo e quem a popularizou, a tatuagem geométrica vem ganhando adeptos e força, além de evoluir para um estilo massivamente popular e multifacetado nas últimas décadas.

Definição:

A princípio as tatuagens geométricas são representações matemáticas como por exemplo (retângulo, triângulo, quadrado, círculo, linhas) entre outras, que podem representar elementos naturais, sagrados ou simplesmente abstratos.

Muitas vezes você verá desenhos com diversas influências como cubismo, realismo e pontilhismo.

Existem tatuagens com padrões elaborados que se entrelaçam para criar desenhos visualmente fascinantes e tatuagens com simples formas finas que incorporam elementos geométricos independentes. Você ainda pode incluir nas suas tattoos geométricas cores, dimensões, com linhas grossas ou finas, ou seja, uma verdadeira gama de opções para a criatividade correr solta.     

Popularidade:

As tatuagens Geométricas são populares tanto para homens como mulheres.

Significados das Tatuagens Geométricas:

Apesar de ser apenas desenhos abstratos ou forma matemáticas localizadas em elementos naturais, as tatuagens geométricas podem sim possuir e ter significados. Na verdade existe uma linha de tatuagens geométricas sagradas, onde encontramos inúmeras figuras com os devidos significados.


Cubo (Cube): O Cubo representa o elemento terra e simboliza a estabilidade.

Fractal Shell: Um padrão em espiral crescente, uma demonstração que a natureza é infinitamente escalável. Os fractais representam harmonia entre a ordem e o caos.

Nó Gordio (Gordian Knot): Está associado à Alexandre

o Grande, esse nó vem da Mitologia Grega, que representa um nó que não pode ser desfeito. Uma metáfora para um problema intratável ou impossível, que pode ser facilmente resolvido, pensando fora da caixinha. 

Icosaedro: É representado por um poliedro convexo de 20 faces.É um símbolo para a água e pode representar mudança ou ”indo com a corrente”

Flor da Vida (Metatron Cube): Representa o fruto da vida, também pode representar o Anjo Supremo em algumas religiões e ainda é considerado um Acelerador Quântico. Significa aumento de energia, equilíbrio, prevenção de doenças e proteção.

Octaedro: Uma figura tridimensional com oito faces triangulares que representa o Ar e significa Cura e Compaixão.

Ouroborus:  Representa uma serpente na mitologia grega, onde a serpente devora a própria cauda. Significa o Círculo da Vida, Ying e Yang e a Volatilidade.

Tetrahedron: Outra figura tridimensional com 4 faces triangulares, que representa o Fogo e simboliza o Poder e a Conexão entre o físico e o espiritual.  


  • Mandala:  É uma palavra sânscrita para Círculo. Assim como um círculo a Mandala deve refletir Equilíbrio, Perfeição e Eternidade. Seguindo uma regra geométrica, a distância do centro de uma mandala para qualquer outro ponto nela deve permanecer a mesma, passando uma sensação de harmonia.
    Você reconhece facilmente as Mandalas nas religiões cristã, hindu e budista, por exemplo em locais religiosos como igrejas e salas de oração. Os monges budistas  por exemplo costumam desenhar mandalas nos templos para suas meditações e rituais, já os hindus, incorporam mandalas em salas de oração, pois está ligada ao Foco. A mandala está sempre alinhada e em equilíbrio com o corpo e mente, bem como suas reflexões sobre a eternidade.  

    Tecnicamente falando, a tatuagem mandala deve partir de um ponto central onde será construído o coração da tatuagem, podem ser vários desenhos e idéias. A partir daí deve ser construído cuidadosamente cada camada que a rodeia, levando em consideração o número de pontos,ângulos de rotação e principalmente a distância do ponto central. Como se baseia em um desenho abstrato, não existe uma regra para determinar o que deve-se conter em cada mandala, além do que já citamos acima, a Simetria e o Equilíbrio. 



  • Animais: Alguns podem ter significados e outros não, mas o mais importante é a arte. Essas tatuagens são sensacionais



  • Sleeve: Este estilo significa ter vários desenhos pequenos em harmonia com um grande desenho, normalmente tatuando o braço inteiro.