Tatuagem Maori: Significado, História, Símbolos e Tatuagens

Tatuagem Maori: Significado, História, Símbolos e Tatuagens
Por: André Costa Tipos de Tatuagem

Para muitas pessoas é apenas mais uma tatuagem, mas para o povo neozelandes é muito mais. A tatuagem Maori tem toda uma  simbologia e muitas vezes pode demonstrar origem, identidade, funções exercidas na tribo, hierarquia e conquistas. Apenas olhando para uma tatuagem “Ta Moko” você poderia descobrir muito mais do que você imagina sobre uma determinada pessoa.

História da Maori

Não existe nenhuma outra cultura no mundo que possui tanta representatividade e história com a tatuagem quanto os neozelandeses. O povo Maori nativos da Nova Zelândia, teve sua origem nas ilhas da Polinésia, provavelmente originado de um exôdo vindo do sul da Ásia. Os povos ancestrais Maoris foram os responsáveis pela criação e desenvolvimento da arte da tatuagem como conhecemos atualmente, com clara inspiração nas artes tribais trazidas da Polinésia, originária dos povos lapitas, de Papua Nova Guiné. Os polinésios das Ilhas de Samoa e Tonga foram os primeiros a utilizarem a tatuagem como expressão de arte e cultura.

A verdadeira tatuagem Maori, intitulada de Ta Moko, envolve muito mais do que apenas arte. São como a identidade de uma pessoa, trazendo inúmeros significados, como: filiação, habilidades, conquistas, tradições, simbolismos sociais e religiosos. De acordo com as tradições maoris, a quantidade de tatuagens que um homem possuía em seu rosto definia a sua nobreza e posição dentro de um clã.

A tatuagem não podia simplesmente ser realizada, precisava ser conquistada e quem a executava, tinha que ter pleno conhecimento sobre a vida de quem estava recebendo a tatuagem, pois assim era possível traduzir a história do indivíduo em sua pele. As tatuagens eram realizadas pelos Tohunga Ta Moko que quer dizer  “Especialista em Tatuagem”. Onde o artista entrevistava o tatuado e a família dele a fim de saber sobre a suas características pessoais, história de vida, medos e aspirações, para então criar uma arte que continha sua história de vida nela. Por isso “em teoria” não deveríamos localizar tatuagens Maoris iguais.

A primeira tatuagem normalmente era feito na transição para a vida adulta e não havia mais limite de idade para que as mesmas continuassem a serem realizadas. De modo geral os homens faziam suas tatuagens no rosto, pernas e nádegas, já as mulheres se tatuavam no queixo, lábios, costas e pescoço. Embora hoje não exista mais um Maori “puro sangue” a tradição ainda se mantém ativa entre seus descendentes, contudo, muitos descendentes não utilizam mais os mesmos locais de seus ancestrais e a tatuagem no rosto já não é mais tão comum assim.

“Naquela época era possível conhecer toda a história de um Maori apenas olhando para as suas tatuagens, já que elas representavam a posição que cada membro possuía na tribo, os atos de bravura e de guerra, quem era a sua família e sua árvore genealógica e muitas outras informações.”

Seguindo a tradição, a tatuagem maori era realizada utilizando-se de talhadeiras e facas que eram feitas preferencialmente de ossos humanos, de cavalos, de bois ou ainda de dentes de tubarão ou pedras. As tintas eram feitas com resina de árvores, madeiras, lagartos e até mesmo gordura animal.

Em 1769 em uma expedição ao Pacífico Sul o capitão James Cook e Joseph Banks viram pela primeira vez as intrincadas tatuagens maori, ficaram tão fascinados e intrigados por elas que a própria palavra tatuagem em si foi enquadrada como a adaptação do Capitão Cook da palavra Tahitiu nativa de Tahitiu.

Os exploradores europeus na Nova Zelândia estavam muito interessados na arte da tatuagem e da cultura maori. Era comum os Maoris cortarem as cabeças tatuadas de seus inimigos como troféus durante a guerra mantendo as mesmas em caixas ornamentadas como símbolos de poder, conquista e proteção. “Inclusive, pudemos ver a popular dança Haka na seleção da Nova Zelândia, onde eles fazem alusão a corte de cabeça”

Como os europeus mantinham contato regular com as tribos maoris, em 1814 um grupo de missionários decidiu estudar Maori e tentar convertê-los para os ideais do cristianismo, entre eles estava o chefe da expedição o capitão Hongi, que trabalhou com um professor da Universidade de Oxford para escrever um dicionário bilíngüe e traduzir a Bíblia para a língua maori. Devido ao esforço evangélico, Hongi recebeu do rei George IV presentes e recompensas.

Posteriormente Hongi trocou seus presentes por um amplo estoque de munições. Ao retornar à Nova Zelândia, ele usou as armas para lançar uma série de ataques contra tribos inimigas. Mais tarde os europeus começaram a trocar cabeças maori tatuadas por armas. Com isso foi desencadeada uma série de ataques dos Maoris as tribos vizinhas com o único propósito de obter cabeças tatuadas, que poderiam ser trocados por armas e mais munições. Os comerciantes venderam as cabeças para museus e colecionadores particulares em áreas da Europa.

Um dos mais notáveis colecionadores de cabeças tatuadas foi o Major General Horatio Robley, que em sua vida adquiriu cerca de 35 cabeças tatuadas. Hoje, 30 das 35 cabeças de sua coleção podem ser encontrados no Museu de História Natural de Nova York. Robley também publicou um livro; intitulado Moko, onde ele forneceu em detalhes informações sobre o processo e significado das tatuagens Maori.

A partir dos anos 2000 a Maori passou a se expandir e popularizar entre os demais povos do mundo, embora parte da simbologia tenha sido esquecida e substituída por arte para os povos ocidentais.

Definição da Maori

Nos tempos atuais a tatuagem Maori passou a ter inúmeros significados como sua família, prosperidade, viagem, força, carreira e etc. Podemos separar a tatuagem maori em dos tipos, a Ta Moko (tatuagem realizada no rosto) e a Kiri tuhi Tattoo (tatuada nas demais partes do corpo).

  • Ta Moko (Tatuagem no rosto): Muito comum entre os povos mais primitivos, a Ta Moko era realizada no rosto e representava a posição familiar, linhagem entre outras características na tribo.

A tatuagem maori deve conter um conjunto de elementos essenciais, com figuras geométricas que possuem significados espirituais e religiosos, sempre em séries de espirais e formas curvas que acabam por se encaixar umas nas outras.

AManuah é a palavra maori para o coração e representa sua vida, sua jornada de vida e seu tempo gasto na Terra, são como pequenas linhas de aparência na pele. Já o Korus baseia-se nos pequenos brotos de crescimento da Nova Zelândia e representa Nova Vida e Novo Recomeço, quando o Korus sai da Manuah, é usado para representar pessoas e grupos de pessoas, importantes em sua jornada de vida como: mães, pais, avós, crianças, irmãos, família de amigos e assim por diante.

Indica-se fazer a tatuagem utilizando-se a cor preta e a mão livre.

Tecnicamente, ou melhor, tradicionalmente a Maori não deveria ser realizada por qualquer um e nem mesmo com as maquininhas tradicionais, mas não é o que vemos nos dias atuais. Mesmo assim, ainda existem artistas que seguem a tradição, ou parte dela, como é o caso do o artista Gordon Toi Hatfield, que mesmo não realizando o procedimento tradicional com Martelo e Cinzel, se recusa a fazer a Ta Moko em pessoas não descendentes de Maoris.

É muito comum as pessoas irem até a Nova Zelândia para passar férias e acabam indo atrás para fazer uma Ta Moko, porém, como lá poucos tatuadores não seguem a tradição, essas pessoas acabam saindo apenas com um Kiri Tuhi “arte na pele”.

Popularidade da Maori

As tatuagens Maoris são populares tanto para homens como mulheres.

Significados das Tatuagens Maoris:

Nas tatuagens Maoris encontramos inúmeros símbolos, apesar da possível variação do significado de pessoa para pessoa, vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles logo abaixo:

  • Koru (Espiral): O desenho tem como inspiração a folha de samambaia desdobrada, a samambaia é uma planta típica da Nova Zelândia e o símbolo em espiral tem alguns significados, como nova vida, ciclo da vida que não possui nem começo nem fim, presente, passado, crescimento, renascimento e conexão com a terra. Também pode representar o presente e o passado, quando o tatuado faz referências a seus antepassados. Talvez essa seja o símbolo mais tradicional das Maoris.

  • Hei-Matau (Anzol): Desenho inspirado em um anzol e referência clássica ao peixe, alimento sempre presente e muito comum para o povo maori. Significa boa sorte, boa saúde, força, prosperidade, determinação e uma jornada segura sobre a água.

  • Manaia (Anjos Guardiões): Esse símbolo antropomórfico representa o homem (corpo), peixe (rabo) e pássaro (cabeça). É um Anjo Guardião com poderes sobrenaturais de proteger o céu (pássaro), o mar (peixe) e a terra (homem). Também como um pássaro cuidando e guiando o espírito onde é suposto ir quando chegar a hora.

  • Mangopare (Tubarão Martelo):Para os Maoris o tubarão pertencia ao topo da cadeia alimentar, logo era um animal sagrado na tradição deles. Simboliza Abundância natural, força, determinação e proteção com os inimigos.

  • Tiki: O Tiki é como um amuleto para os Maoris, representa os deuses, Tiki-tohua (deus das aves), Tui (deus criador dos peixes), Tiki-kapakapa (deus criador dos pássaros), Tiki-auaha (deus criador dos homens) e Tiki-whakaeaea (deus do alimento). Também caracteriza boa sorte, fertilidade. Os maori acreditam que o tiki representa o embrião humano não nascido. Os tikis mais valiosos foram esculpidos em pedra verde e foram transmitidos através de gerações e tesouros de bens.

  • Lagarto (Gecko): O lagarto possuía grande importância para o povo maori, primeiro que eles criavam grandes populações de lagartos a fim de protegê-los de insetos portadores de doenças. Outra questão é que para os maoris, os lagartos possuíam o poder de prever o futuro e proteger o presente, por isso esse animal é bem adorado entre eles. Sua simbologia representa proteção e fertilidade.

  • Sol: Uma tatuagem que vem se popularizando ultimamente, tem como significado Felicidade, Alegria e Prosperidade.

  • Arraia:Arraia simboliza sabedoria e proteção, e também perigo, o povo maori aprendiam a não subestimar um animal pela sua beleza. Um ditado popular diz que um Maori sábio é aquele que não deixa a arraia para trás.

  • Coruja (Ruru): A Coruja é uma figura poderosa na tradição maori, segundo os nativos, a coruja é originária do submundo e está fortemente associado ao mundo espiritual. Conhecido como Hine-ruru “mulher coruja” representando sabedoria e a alma das mulheres.

  • Tartaruga: A Tartaruga está ligado principalmente a Eternidade (longa vida), calma, bem estar, fertilidade, união, família e harmonia. Simboliza também a navegação.<

Demais símbolos Maoris:

  • Moana (Mar):Muitos vão se lembrar do filme da Disney, e é por ai mesmo, significa Água e Harmonia com as forças da natureza.

  • Single Twist (Torção Simples): Lembrando o símbolo do infinito, a torção simples representa o caminho da vida e eternidade.

  • Double Triple Twist (Torção Dupla ou Tripla): Representam a união de duas pessoas e ou duas culturas para a eternidade. Mesmo na adversidade, continuam ligados pela amizade e lealdade para a vida toda. É um dos símbolos preferidos entre os Maoris.

  • Kowhaiwhai (Decoração Maori):Combinação de vários elementos em uma sinfonia de significados. Força em sua unidade.

  • Ahu Ahu Mataroa:Demonstra talentos e conquistas decorrente do esforço físico. Também simboliza novos desafios.

  • Pakati: Simboliza atributos oriundos de guerreiros, como valentia, disciplina, batalha, coragem e força. Também pode ser representado pela pele do cão.

  • Unaunahi (Escamas de Peixe): Representam abundância, saúde e prosperidade.

  • Taratarekae (Dentes de Baleia)

Gostaria de fazer tatuagem Maori?

Você tem algumas possibilidades para fazer uma tattoo maori, a primeira é ir até a Nova Zelândia, o que é um pouco caro, a outra é achar um estúdio e tatuador especialista na arte e por fim ainda existe a possibilidade de encomendar o seu desenho pela internet.

Devido a grande popularidade, vários estúdios neozelandeses têm oferecido o serviço pela internet. Dentre eles podemos destacar o Zealand Tattoo, selecionar o tamanho da tattoo e preencher um formulário, contando sua vida, dados pessoais entre outras informações.

Assim um Tohunga Ta Moko irá preparar a sua tattoo e te mandar via e-mail. Os preços podem variar de $150 à $1.000 dólares neozelandeses.

Galeria de Tattoos Maoris: