Tutuagens Moai e os Mistérios da Ilha de Páscoa

Tutuagens Moai e os Mistérios da Ilha de Páscoa
Por: André Costa Dicas para Tatuagem

A Ilha de Páscoa é a região mais remota do mundo, fica localizada no extremo leste da Polinésia, no meio do Oceano Pacífico à mais de 3.700 kms de distância da Costa Chilena.   

Além da região estar em uma região extremamente remota, o que mais impressiona são os mistérios que a cercam, como por exemplo os incríveis monumentos de pedra conhecidos como Moais. São aproximadamente 887 esculturas gigantes, normalmente esses Moais possuem de 8 a 10 metros pesando toneladas. 

A grande questão é como essas estatuas foram construídas e como elas chegaram até lá? 

Reza a lenda que o chefe polinésio Hotu Matu’a, cujo nome queria dizer “Grande Pai”, estava no meio do Oceano Pacífico com a família numa embarcação primitiva,  quando decidiu aportar em Rapa Nui. Um lugar remoto, que hoje conhecemos como Ilha de Páscoa.

Ainda com relação as descobertas, no dia 5 de abril de 1722, em um domingo de Páscoa (dai o nome da Ilha), o explorador holandês Jacob Roggeveen entrou para a história como o primeiro europeu a visitar Rapa Nui ou a Ilha de Páscoa.

Ao descobrir a Ilha, vieram duas grandes indagações do mundo moderno.

Teriam sido os colonizadores da Polinésia, provavelmente a partir do ano 1000 da Era Cristã, que ergueram os moais, estátuas gigantes que adornam a ilha até hoje? Se sim, como?

E uma outra indagação é se eles teriam sido responsáveis por um dos mais sérios desastres ambientais da história, que acabou varrendo do mapa sua própria civilização?

Não possuímos respostas nem para uma pergunta nem para outra. Porém escavações já revelaram moais inacabados nas pedreiras onde eram esculpidos, em volta deles, foram encontradas ferramentas simples de pedra com as quais os rapanuis davam forma às esculturas. Nos últimos anos, as pessoas ficaram ainda mais impressionadas quando viram uma série de fotos que viralizaram na internet, onde mostram que os moais não apenas têm corpo, como também são tatuados, isso mesmo, tatuados!

Os Moais foram esculpidas em tufo calcário vulcânico e, segundo crenças, representavam a morada dos espíritos, ai faz todo sentido com relação às tatuagens. Que para o povo Polinésio fazia todo sentido, veja em nosso post sobre a História da Tatuagem logo abaixo.

HISTÓRIA DA TATTOO

Tatuagens Moai e seus Significados

Na verdade, as Tatuagens Moais, não possuem um significado muito definido, mas podemos associar seu desenho à algumas características como:

  • Imponência;
  • Grandeza;
  • Superar os Limites;
  • Poder; 
  • Temerosidade;
  • Mistério.

Logo as pessoas que buscam essas tatuagens, podem facilmente se classificar nas características acima. 

Incríveis Tattoos Moais