O Que Significa a Tatuagem Árvore da Vida e Qual sua Origem

O Que Significa a Tatuagem Árvore da Vida e Qual sua Origem
Por: André Costa Significados da Tatuagem

Muitas pessoas me perguntam o que significa Tattoos da Árvore da Vida e qual a sua origem. Pois bem, hoje explicaremos em detalhes sobre essas incríveis e poderosas tatuagens. Inicialmente a Árvore da Vida significa a ligação entre o Céu e a Terra, entre a Vida e a Morte.

Origem da Árvore da Vida

Putz, por onde começar? Encontrar a origem da Árvore da Vida, não é uma tarefa fácil, mas tudo remete sua origem nos povos Celtas, falando em Celta, você já viu nosso Post sobre Tatuagens Celtas? Mesmo tendo como origem os Celtas, a Árvore da Vida pode ser encontrada entre diferentes povos, culturas, sociedades, filosofias e religiões. 

Desde que nossa história vem sendo contada, a Árvore da Vida, (também conhecida como a árvore sagrada, a árvore do conhecimento, a árvore ou imortalidade, a árvore do mundo ou a árvore cósmica) vem sendo parte integrante dela.

Porém suas crenças e simbologias não são uniformes para todas os povos, mas no final a essência é quase a mesma. Podemos encontrar alguns significados e crenças, como por exemplo Renovação, Vida e Morte, Céu e Terra, Imortalidade, Fundamentos do Mundo entre outras.

Simbologias das Tatuagens de Árvore da Vida

A Árvore da Vida remete à interconectividade dos seres vivos e serve como uma metáfora para a ideia de que todos nós viemos do mesma fonte de vida. A árvore da vida simboliza:

  • Imortalidade e Eternidade;
  • Conhecimento e Sabedoria;
  • Força e Proteção;
  • Abundância e Crescimento;
  • Perdão e Salvação;
  • Renovação;
  • Vida e Morte;
  • Céu e Terra;
  • Imortalidade;
  • Fundamentos do Mundo.

Características das Tattoos Celtas de Árvore da Vida

As Tattoos Celtas de Árvore da Vida, é desenhada com suas raízes e galhos entrelaçados em um círculo. O circulo representa o Mundo, seus galhos alcançam os céus e suas raízes alcançam o mundo abaixo. Assim, podemos entender que é uma ponte entre o céu e a terra. Já a estrutura com nós das raízes cria um loop infinito, representando a eternidade.

A árvore também representa renovação. prosperando no verão  desaparecendo no outono, morre no inverno e renasce a tempo para a primavera. Isso estabeleceu ainda mais o conceito de tempo eterno.

Algumas tatuagens celtas terão ramos que se entrelaçam com as raízes. Esta é apenas uma maneira de estabelecer firmemente a ligação entre os céus e a terra.

Algumas variantes da árvore da vida celta retratam uma árvore cheia de frutas, então algumas tatuagens incorporarão isso em seu design. Eles vão adicionar frutas, flores e animais à árvore. Pássaros e borboletas voando para fora da árvore, um lobo uivando aos pés representa a vida, o sustento e a riqueza. Isso também significa que a árvore da vida nutre todas as formas de vida igualmente, do menor inseto à maior besta - e nós somos apenas um animal em algum lugar no meio daquela escala.

Delicadas, Inspiradoras e Maravilhosas Tatuagens de Árvore da Vida