Pomadas para Tatuagem: Guia Definitivo

Pomadas para Tatuagem: Guia Definitivo
Por: Renata Schmidt Especial

Para os que são aficionados por tattoos é bem conhecido que existem vários produtos associados à esse universo. Além das tintas, do uso de plástico-filme e dos diferentes tipos de agulhas, encontramos como um dos aspectos importantes, os diferentes tipos de pomada para tatuagem.

Neste artigo, vamos tentar analisar as variedades de pomadas que existem e que benefícios ou características elas têm para o tatuado. É importante entender suas finalidades, já que usar substância desconhecidas podem trazer efeitos colaterais.

Pomada para tatuagem anestésica

Ela é importante especialmente para pessoas que têm hipersensibilidade na pele. Esse tipo de pomada cria uma proteção na pele contra o contato de qualquer tipo de substância irritante. Elas impedem a perda de água, além de possuir propriedades curativas.

Em algumas ocasiões, contusões podem surgir como resultado do processo de tatuagem. Por esta razão, alguns tatuadores recomendam pomadas que proporcionam grande alívio devido à ajuda que elas dão para evitar a dor e prevenir a inflamação.

Há também cremes que contêm lidocaína, um anestésico local que é usado para tornar o processo da tattoo menos doloroso.

O uso destas pomadas anestésicas é proibido na maioria dos estúdios de tatuagens. A partir daqui, queremos deixar claro que seu uso é de responsabilidade do cliente. Se você comprar este tipo de produto, tenha muito cuidado.

Pomada para tatuagem – Uso antes de tatuar e depois de curar

Como indicado acima, depois que o desenho cicatrizou e o cuidado adequado foi tomado, é conveniente usar outro tipo de pomada para que se mantenha as cores e a qualidade por um tempo maior.

Basicamente, são pomadas para hidratar a pele que a ajuda a se manter mais saudável, nutrida e resistente. Para obter os melhores resultados, recomenda-se o uso a partir do primeiro mês.

Seu modo de uso é muito simples: aplique a pomada para tatuagem na área afetada, entre uma e três vezes diariamente. A sugestão é que se priorize o momento após o banho.

Pomada para tatuagem – Cura

Uma tatuagem significa mais que apenas uma simples manifestação de arte e uma forma de afirmação de um estilo particular. Pode ser considerado um procedimento de ordem médica, uma vez que o tatuador usa agulhas para inserir tintas debaixo da pele. Toda vez que você abre a pele, você a deixa vulnerável a infecções e cicatrizes.

Cuidar da tattoo evita as complicações e garante que ela se cure adequadamente. Você e seu tatuador são ambos responsáveis por esse processo. Além de ser minucioso ao escolher um profissional licenciado e respeitável, você precisa cuidar de seu desenho em casa.

CUIDADOS COM A TATUAGEM

No mercado, existem alguns tipos de pomada que aceleram a cicatrização da tatuagem. Estas são recomendadas por quase todos os tatuadores. Existem muitas marcas, mas as mais populares são: Nebacetim, Reilly Tattoo e Bepantol.

É possível usar óleo de coco para cuidar posteriormente com a tatuagem?

Polinésios há muito tempo usam o óleo de coco para tratar de tatuagens. Eles o aplicam assim que cicatriza para fazer o desenho brilhar.

Algumas pessoas afirmam que este óleo tem propriedades que mantém a pele sob a sua tattoo umedecida e protegida contra infecções. Contudo, não existem evidências médicas de que isso seja verdadeiro.

Verifique com um médico antes de aplicar qualquer substância não comprovada em sua pele.

Em suma, mais e mais marcas são lançadas no mercado em relação à cicatrização da tatuagem. Você só tem que escolher conforme o custo-benefício, tomando cuidado para adquirir somente produtos de qualidade e que deem bons resultados.

É importante cuidar do seu desenho e da sua pele antes e depois de passar pelo estúdio de tatuagem. É por isso que não devemos hesitar em usar as pomadas com abundância.

Faça o que for necessário para não ter um imprevisto no caso de ter sensibilidade elevada na pele e para manter a sua tattto em perfeitas condições.

Atenção com a Tatuagem

Em caso de infecções persistentes, vermelhidão, secreção em tons amarelos e verdes, cheiro forte ou febre, procure imediatamente um médico.

Doenças como hepatite, aids entre outras, podem ser adquiridos durante a tatuagem, por isso é extremamente importante a escolha adequada do estúdio e do tatuador. Não economize com a sua vida.