Tatuagem de Raposa: Significado e Grandes Idéias

Tatuagem de Raposa: Significado e Grandes Idéias Imagem: Thiago Miguel - @thiagomiguelm
Por: André Costa Significados da Tatuagem

A Raposa é um animal incrivelmente inteligente, mas também é tido como trapaceiro, astuto, místico e mais inúmeras definições. Tudo depende de como olhamos para a Raposa, pois suas definições são baseadas em diferentes culturas. Por exemplo para os nórdicos a Raposa está conectada ao arquétipo do trapaceiro Loki. 

Me responda rapidamente, o que vem em sua mente quando você pensa em Raposa? Trapaça? Sexo? Inteligência? Malandragem? 

Pode ser isso e muito mais, tudo vai depender de como olhamos para esse animal tão singular, porém extremamente plural em suas definições. Vamos fazer uma rápida passagem pelos principais significados da Raposa por diferentes culturas, está preparado? A única coisa que posso falar, é que você irá se surpreender com o que a Raposa pode lhe oferecer. 

Significado da Raposa em Diferentes Culturas

No folclore europeu, a raposa é símbolo de furtividade e astúcia. Existem muitas fábulas famosas que apresentem a raposa mentalmente astuta que sempre é capaz de transformar qualquer situação em vantagem. Para os gregos, a Raposa era um animal tão esperto que nunca foi pego. 

Já os orientais reconheceram a capacidade da raposa de se adaptar ao ambiente e escapar de problemas ou emboscadas por meios aparentemente sobrenaturais. quando pensamos em Tattoos de Raposa por essa esfera, temos: Inteligência, adaptabilidade, estratégia e uma maneira furtiva (mas adorável) de se mover entre os círculos sociais. Os japoneses veem esses belos animais como extensões dos espíritos da chuva que dão água que dá vida ao mundo. Já os agricultores em grande parte da China, Japão e Coréia ainda deixam ofertas para as raposas na esperança de ganhar o favor de Inari (Deusa da Colheita) e ter uma boa colheita. 

Os nórdicos antigos, o povo celta, conectavam a Raposo ao arquétipo do trapaceiro Loki. 

TATUAGEM CELTA: GUIA DEFINITIVO

A mitologia Americana Nativa da América do Norte indica a raposa como uma trapaceira também - mas de uma posição moralmente neutra - ambivalente a consequências também. Ainda nesta cultura as raposas são vistas como mestres em sobrevivência.

O povo Dogon do Mali vê a Raposa como um trapaceiro inteligente que se destacou no deserto, graças à sua inteligência.

Para o povo moche do antigo Peru, a Raposa era um guerreiro feroz, não por causa de sua força física, mas por sua capacidade de dominar a mente. A raposa é um símbolo da guerra psicológica e enganar uma raposa era considerado um sinal de que você tinha coragem mental para resistir a qualquer desafio.

Essa ideia também é vista em toda a mitologia Finlandesa, onde a imagem da raposa foi, e ainda é, usada para ensinar às crianças que astúcia e inteligência podem ser usadas para superar até os obstáculos mais difíceis da vida.

O povo Tswana do Botsuana fala muito bem da raposa nobre que não tem medo de ficar enlameada na busca de seus sonhos. Para eles, a Fox faz o que precisa ser feito, independentemente das circunstâncias.

Muitas outras culturas ao redor do mundo falam da capacidade da raposa de mudar de forma e se adaptar a qualquer circunstância, ganhando a reputação de ser uma criatura reverenciada da terra. É também um animal infundido com a magia primordial da Terra e da Mãe Natureza, como tal, é um provedor e cuidador. Tanto é que no folclore de Achomawi, a Raposa e o Coiote são os co-criadores da Terra. Muitas culturas europeias e asiáticas primitivas encaravam as raposas como totens de fertilidade e prosperidade. 

Os índios Apaches acreditam que a raposa roubou o dom do fogo e o trouxe ao povo, e os índios Choctaw veem a raposa como um símbolo de família e unidade. 

A Raposa e a Religião

A Raposa não ficou de fora nem mesmo da religião, quando olhamos o judaísmo e o cristianismo, vemos referências claras à raposa.

Em Ezequiel 13: 4, os falsos profetas são comparados às raposas e são rejeitados por não terem conquistado o direito de falar em nome do Senhor.

Tatuagem e Religião

Tipos de Tatuagens de Raposa

As tattoos de Raposa podem possuir inúmeros tamanhos e cores, elas raramente descrevem o animal em uma posição de poder. Isso ocorre porque, em muitas culturas, as raposas são respeitadas por suas habilidades mentais e aguçados instintos de sobrevivência, como já vimos anteriormente. Superar uma raposa é um sinal de sua superioridade mental; eles quase sempre nunca são vistos como animais que o farão em pedaços, mas como animais que podem enganá-lo.

O significado das Tattoos de Raposa

Como vimos, existem incontáveis adjetivos para as Tattoos de Raposa, tudo vai depender do que você acredita e busca. Vamos tentar de maneira muito humilde, representar as principais características de uma tattoo de Raposa:

  • Inteligência;
  • Astúcia;
  • Sabedoria;
  • Sexualidade;
  • Fertilidade;
  • Feminilidade;
  • Enganação;
  • Trapaça;
  • Riqueza;
  • Boa Sorte;
  • Comunicação (Mensageiro dos deuses);
  • Feitiçaria e o Diabo (crença cristã);
  • Adaptabilidade;
  • instintos de Sobrevivência;
  • Vitalidade;
  • Vida;
  • Energia;
  • Misticismo;
  • Saúde.

Apenas pra finalizar, a Raposa vermelha é particularmente simbólica das proezas sexuais (o vermelho é uma cor simbólica do chakra base, ou energia primária). A raposa vermelha também está associada ao reino dos animais solares e carrega significados de: Vitalidade, Vida, Energia e Saúde. Falaremos um pouco mais sobre a Raposa Vermelha em uma próxima oportunidade.

Incríveis Tatuagens de Raposa para você Amar e se inspirar


Próximos eventos

Ver mais eventos