Tatuagem do Sol: Significados, Ideias e Designes

Tatuagem do Sol: Significados, Ideias e Designes
Por: André Costa Especial

O Sol tem uma representatividade enorme para nossa civilização atual, pois é devido a ele que conseguimos vida na terra. Mas os significados das tatuagens de Sol vão alem do que se imagina, sem falar na beleza e popularidade de uma tatuagem de Sol. Mergulhe fundo nesta matéria que fizemos sobre o nosso maravilhoso Sol.

Tatuagens do Sol 

O Sol está localizado o centro da nossa galáxia ele é o responsável pela liberação de calor, luz e energia para nosso planeta, o que torna a vida e o crescimento possíveis para todas as coisas vivas na Terra.

Talvez por isso o Sol é extremamente popular no universo das tatuagens, sem dúvida pode ser considerado como uma tatuagem mainstream devido a sua popularidade. Adorada por homens e mulheres a tatuagem de Sol  nunca sai de cena. Primeiro porque não vivemos sem nosso amigo Sol, segundo devido a força que o Sol representa, terceiro o simbolismo que é empregado nele e quarto pela beleza e variação de estilos, tamanhos e designs que podemos empregar nele. 

História e Simbolismos das Tatuagens de Sol

Quando nos remetemos ao passado e damos uma olhada no simbolismo antigo do Sol, descobrimos que muitas culturas antigas adoraram o sol como fonte de vida, sendo representado como energia vital. Em quase todas as culturas antigas, achamos o Sol como símbolo máximo de vida, tornando ele como o símbolo mais respeitado da vida na Terra.

A maior parte das culturas antigas acreditavam que o sol era sagrado e o representavam como tal. Os gregos, romanos e egípcios, viam o Sol como um deus. Mas os simbolismos são os mais variados possíveis, por exemplo os gregos associavam o sol ao olho do deus Zeus, para os incas o sol era considerado o "ancestral divino da nação", já os hindus o viam como o olho de Varuna, o rejuvenescedor divino, os antigos chineses viam o sol como o grande princípio masculino, o Yang supremo, além de personificar o Sol como um grande olho cósmico no céu, os índios Zia seguravam o sol como um símbolo sagrado e o pintavam em seus vasos cerimoniais, os antigos egípcios associavam o sol a Horus (o sol nascente), Ra (o zênite do sol) e Osíris (o sol poente), os nativos americanos consideravam o sol o guardião do dia com o poder de curar, em outras inúmeras civilizações antigas o símbolo do sol representa vitalidade e fertilidade, como você pode ver, o Sol realmente é o cara!

Um dos símbolos mais antigos do Sol é um círculo com um ponto no meio (☉), ele apareceu pela primeira vez na Europa durante o Renascimento e ainda hoje é usado na astronomia e astrologia.

Outra representação antiga é a roda solar e a cruz do sol, um círculo com uma cruz centrada no meio (a cruz tem lados iguais, não como um símbolo da cruz cristã). Existem muitas variações diferentes da cruz do sol, incluindo algumas do Oriente Médio.

Na alquimia o sol é simbólico da mente ou do intelecto, já seu seu material é considerado ouro, Interessante que o símbolo do sol (☉) também representa um símbolo químico que significa a conclusão de um grande trabalho.

Na astrologia, o sol simboliza o eu exteriormente expresso, a parte de si mesmo que brilha abertamente sobre os amigos e a família. A posição do sol em nosso momento de nascimento determina nosso signo solar e nossa personalidade exterior.

Esses são apenas alguns exemplos do que o Sol e uma tatuagem de sol pode representar, poderiamos citar aqui pelo menos uma centena de significados e simbolismos do Sol, mas isso ia ficar bem cansativo.

Animais, Flores e o Sol 

Os animais e flores também são usados ​​para representar o sol. A águia por exemplo era um símbolo do sol nascendo em toda a glória poderosa, já o tigre foi associado a um sol poente. A fênix e o dragão também estão associados ao sol, assim como a rosa, o lótus, o crisântemo e o girassol. Assim todos esses animais e flores normalmente são usados ​​em tatuagens. Eles podem ser usados ​​por seus significados simbólicos ou apenas pela beleza do design.

Variações de Tatuagens do Sol

Como já dissemos as variações e simbolismos do Sol são inúmeros, mas selecionamos aqui alguns deles:

Tatuagens do Sol Nascente

A tatuagem do Sol Nascente significa otimismo pelas oportunidades que cada dia novo te traz, uma vez que o nascer do sol é uma imagem afirmativa de renovação e renascimento, e que cada dia começa de novo e está cheio de possibilidades para um recomeço. Tradicionalmente deve ser feita com cores vibrantes e com paisagens ao fundo que podem variar desde praias, cidades ou algum lugar em especial para que está se tatuando.

Tatuagens do Sol Nascente Japonês 

Quem nunca ouviu falar que o Japão é a Terra do Sol Nascente? A própria bandeira japonesa representa o sol nascente com um fundo branco. Esta tattoo é, portanto, uma excelente escolha para qualquer um dos ancestrais japoneses ou para aqueles que têm uma afinidade com a cultura japonesa. Normalmente realizada no peito acima do coração, onde representa a vitalidade e fortaleza. Tradicionalmente é feita a bola vermelha com raios vermelhos grossos emanando da mesma. Alguns designes possuem frases em Japonês como "renovação" ou "vitalidade" para enfatizar o simbolismo do sol, com os famosos símbolos japoneses.

Tatuagens Tribais de Sol

Esta está entre as escolhas mais populares do mundo, pois une a beleza do estilo tribal e a vitalidade do sol, representando na união entre a vida e o sol, bem como força, liderança, luz e criatividade.

Tatuagens de Sol Celta

Na mitologia celta, o sol estava associado a vários deuses e simboliza o calor e a medicina, assim, esta tattoo é muito popular entre homens e mulheres e representa cura, fertilidade e a fonte da vida.

Tatuagens do Deus Sol Azteca

Talvez, ou certamente o maior, mais poderoso e reconhecido Deus Azteca é o Deus Sol, Huitzilopochtli, que serviu como guardião do céu na civilização Azteca. Essa tattoo representa um link para seus antepassados ​​ou herança ou como uma representação visual do seu poder e força interior, devido a seu papel como um protetor.

Incríveis Tattoos Inspiradas no Sol