Tatuagens de Halloween

Tatuagens de Halloween
Por: Vagner Neubert Especial

Você conhece pessoas que já fizeram tatuagens de Halloween? Talvez sim, mesmo que não saiba que a tattoo é referente a essa data.
Mas você sabe o que é de fato o Halloween? O motivo que ele é comemorado e porque ele é realizado nessa data?
Se não sabe, não se preocupe que vamos explicar tudo para você.

O que é o Halloween?

Provavelmente você já assistiu a algum filme, série ou mesmo desenho animado onde crianças se fantasiam de diferentes tipos de monstros e saem batendo de porta em porta para receber doces.
Essa data que ocorre no dia 31 de outubro (31/10) é muito associada aos Estados Unidos, pois essa comemoração é muito forte por lá.
Mas, na verdade sua origem não é norte-americana, embora você possa ver muitas tatuagens de Halloween nas pessoas por lá.
Essa data é de origem anglo-saxônica e foi trazida para os Estados Unidos pelos ingleses.
Ela também é muito forte em países como o Canadá e o Reino Unido.
Mas o seu significado é muito mais profundo do que apenas crianças fantasiadas pedindo doces.

Qual a origem do Halloween?

A palavra Halloween vem do termo em inglês “All Hallows Eve” que significa “véspera de todos os santos”.
Esse nome é devido que a igreja católica comemora no dia 01/11 (1 de novembro) o ‘Dia de todos os santos’, por esse motivo que o Halloween ocorre um dia antes (31/10) dessa data.
De acordo com a lenda, no dia 31/10, ou seja, na véspera do dia de todos os santos, todos os espíritos e monstros são libertados.
Eles por sua vez tem a função de passar de casa em casa, assustando e atormentando os moradores.
É por esse motivo que crianças se fantasiam de monstros todos os anos nessa data e que as casas são enfeitadas para recebê-los.
A frase ‘doces ou travessuras’ também deriva desse mesmo motivo. Segundo a lenda, para que os espíritos não incomodassem, fazendo ‘travessuras’ pelas casas, eram oferecidos doces para eles como forma de apaziguar a situação.

Halloween no Brasil

No Brasil essa data ainda tem pouca força e suas demonstrações são pequenas. Mas a cada ano tanto a data, quanto as tatuagens de Halloween ganham mais força.
Por aqui a data é mais conhecida como dia das bruxas ou dia do saci, em uma tentativa de valorizar as criaturas do nosso folclore brasileiro.
O dia do saci já consta como lei aqui no Brasil, porém a data ainda é mais conhecida como Halloween.
O Saci por sua vez foi escolhido para marcar essa data brasileira devido as ‘travessuras’ que essa criatura do nosso folclore se tornou conhecida, o que torna ele semelhante as ‘travessuras’ dos espíritos e monstros das culturas estrangeiras.

Tatuagens de Halloween

Agora que você já entendeu por qual motivo essa data é comemorada lá fora, fica mais fácil de entender os motivos por qual uma pessoa faz uma tatuagem referente a ela, seja lá no exterior ou aqui no Brasil.
Uma coisa bem comum nas tatuagens de Halloween é a presença de abóboras nelas.
Isso ocorre pois a data está fortemente associado as abóboras com rostos apavorantes, que, com certeza, você já viu em filmes e séries.
Outras coisas muito comuns nessas tattoos são:
  • Espantalhos;
  • Casas assombradas;
  • Plantações;
  • Corvos;
  • Fantasmas feitos de lençóis;
  • Gatos;
  • Morcegos;
  • Caveiras.
Esse tipo de tatuagem também é conhecida por ser bastante colorida e ser mais no estilo cartoon.
Abaixo segue algumas tatuagens de Halloween, confira:

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.