Tatuagens Outubro Rosa

Tatuagens Outubro Rosa
Por: Vagner Neubert Especial

Você já viu alguém utilizando Tatuagens Outubro Rosa?
Talvez não tenha visto pois na maioria dos casos essas tattoo são feitas em mulheres nos seios, mas não é incomum encontrar em o laço do Outubro Rosa em outras regiões do corpo das mulheres.
Mas você sabe o que é Outubro Rosa?

O que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama.
Essa campanha tem como intuito incentivar e conscientizar as mulheres a partir dos 40 anos para o diagnostico e tratamento do câncer de mama.
A campanha busca informar:
  • Como identificar um câncer de mama;
  • Como tratar esse câncer;
  • Como buscar o tratamento (gratuito pelo SUS);
  • Os riscos da descoberta tardia desse câncer;
  • Os benefícios de se descobrir cedo ele;
  • Como se prevenir;
  • Quais são os sintomas mais comuns dele;
  • Quais são os sinais dele.
Para se ter uma ideia, apenas no Brasil cerca de 60 mil casos são confirmados a cada ano, o que dá uma média bem alta de quase 60 casos para cada 100 mil mulheres.

No mundo esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres e também o que mais mata, apesar de o diagnostico inicial poder ser feito pela própria mulher com um simples exame de toque nos seios.

Tatuagens Outubro Rosa

A tatuagem, como todos sabem é uma forma de aumentar a autoestima de uma pessoa.
Mas em alguns casos elas vão além disso, como em casos onde a pessoa quer esconder uma cicatriz em decorrência de um acidente ou cirurgia, por exemplo.

Para outros é uma forma de celebrar uma vitória, deixar marcado na pele a lembrança de um ente querido.
Quando o caso é o câncer de mama, as Tatuagens Outubro Rosa servem para demonstrar uma vitória sobre o câncer, ou mesmo para esconder as cicatrizes da cirurgia para a retirada completa ou parcial da mama da mulher.

A cicatriz normalmente é bem grande e é quase uma forma de ‘mutilação’ no corpo da mulher, que não fere apenas o seu corpo, mas também sua autoestima e também o seu ‘espírito’.

Muitos tatuadores inclusive fazem tattoos gratuitas para mulheres que tiveram câncer de mama durante o Outubro Rosa.
É importante frisar que homens também podem ter câncer de mama. Embora muito menos frequente (cerca de 100 vezes menos que nas mulheres) a incidência é de 1% em relação a todos os casos de câncer de mama no mundo.

Abaixo segue algumas imagens para você se inspirar em Tatuagens Outubro Rosa. Confira.
  1. Nessa tatuagem, a mulher cobriu a sua cicatriz com uma bela flor de lótus. Se você prestar a atenção é possível ver como é grande a cicatriz por trás da tatuagem.
  2. Em muitos casos, além da remoção da mama e da cicatriz que fica, a mulher também tem removido o ‘bico’ do seio por completo. Aqui foi feita uma tatuagem em forma da aureola e bico do seio, devolvendo assim a semelhança entre os dois seios.
  3. Quando é necessário a remoção completa das mamas da mulher, nem sempre elas desejam ter a forma do seio de volta (o seio é ‘refeito’ com o uso de próteses de silicone). Nesses casos apenas uma bela tatuagem já devolve a autoestima da mulher.
  4. Aqui a Tatuagem Outubro Rosa é representada pelo laço da campanha.

Fotos Tatuagens Outubro Rosa

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.