Tatuagem de Buda: História, espiritualidade e referências para você

Tatuagem de Buda: História, espiritualidade e referências para você
Por: Letícia Pires Significados da Tatuagem

O Budismo é a religião mais antiga da Terra, e a mais amplamente difundida, a história é realmente longa. Uma história que carrega dentro de si muitos fundamentos e fortes tradições. Os que gostam dessa arte, geralmente, é por conta de uma devoção ou um significado de fé. Pode ser tanto o desenho do Buda como também a figura de um elemento do próprio budismo.

Assim sendo, em primeiro lugar, se você pretende fazer a tatuagem de Buda em qualquer versão, é de grande importância pesquisar um pouco e entender sobre o budismo.

TATUAGEM E RELIGIÃO

Significados para a tatuagem Buda

O desenho do Buda pode se adaptar para todos os gostos, alguns preferem só a cabeça ou o rosto adornado de símbolos budistas e outros elementos, ou o Buda de corpo inteiro.

O desenho da cabeça do Buda tem uma correlação especial com o chakra mental, é a parte mais espiritual do Buda. Em suma, ela é tatuada em cinza, e adornada com elementos como nuvens, água ou flor de lótus.

O Buda em si pode representar:

  • Crenças enriquecedoras;
  • Inclinação para ajudar o próximo;
  • Positividade;
  • Valores de felicidade;
  • Busca pelo esclarecimento;
  • Busca pelo aprimoramento pessoal.

Também é um dos designes favoritos daqueles que são praticantes da meditação, e sabem a fundo o seu poder.

Principais características do design do Buda

As tatuagens de Buda não precisam ser todas iguais. Contudo, elas podem ser representadas em vários tipos de traço, na composição com variados elementos. Os elementos são muito importantes, principalmente se elevam o significado da tatuagem para um nível mais espiritual.

Você é uma pessoa que ama meditar e sempre estar no controle? Tatue o Buda que medita, por exemplo. Quem se foca na meditação enriquece o seu interior, independente do que esteja acontecendo ao seu redor.

A arvore Bodhi atrás do Buda representa a iluminação final, o ponto em que o próprio Buda conseguiu isso.

A flor de lótus, por sua vez, é a principal representação do desenvolvimento espiritual. Ela representa o crescimento da alma, mesmo com as adversidades do mundo, que é tão materialista. Assim, a alma transcenderá.

FLOR DE LÓTUS

Muitas versões do Buda para você escolher

Existem mais de 100 variações do Buda, cada um com umsignificado. A seguir, escolha o desenho que mais combina com você! Confira:

Tatuagem do Buda Risonho

Quando você vê um desenho de um Buda assim, uma grande barriga redonda e um belo sorriso, não é necessariamente alguém que viveu, mas o Buda que desencarnou e/ou está próximo a nascer. O principal significado dessa imagem e que atrai tantos para esse design é que ela significa desapego aos bens materiais. Pessoas com mente meditativa, conexão espiritual alta e um belo senso de humor.

Com certeza, as coisas materiais são necessárias no nosso cotidiano para a sobrevivência. Mas aqueles que aproveitam os bons momentos, aqueles pequenos e simples, mas que marcam; que fazem muito com pouco, não desperdiçam, são empáticos, não perdem tempo em se desgastar com qualquer bobeira da vida... estes vão se identificar com essa imagem!

Tatuagem do Buda que chama a terra para testemunhar

É o Buda assentado com os pés cruzados, descrição muito comum na cultura Tailandesa. Nessa posição, a mão esquerda repousa sobre o colo, enquanto a mão direita aponta para o chão (com a palma para dentro).

Essa tatuagem é o principal símbolo do que se conhece como “O momento da iluminação”

Tatuagem do Buda da Medicina

O Buda é retratado com a pele azul, a mão direita para baixo e uma tigela com ervas na mão esquerda. Esse designe é muito enaltecido na cultura tibetana. A simbologia da tatuagem do Buda da Medicina está muito ligada com o bem estar da alma e do corpo e a saúde em si.

Aprendendo com Buda

Esta tatuagem retrata o Buda com as pernas cruzadas, uma das mãos faz o símbolo de um ”O” com os dedos e a outra mão com a palma para cima. Isso simboliza a compreensão do mundo, a sabedoria, cada um cumprindo o seu destino individual.

Buda caminhando

Na maioria das imagens do Buda, ele é retratado sentado. Entretanto, existem muitas formas de retratar o Buda em pé, com variados significados. Se ele mostra o pé direito atrás, enquanto caminha, a mão direita para cima e um braço ao lado do corpo. Essa tatuagem é simbologia da graça, da beleza que vem de dentro para fora.

Buda em Nirvana

Uma representação diferente é do Buda deitado do lado direito, sobre uma mesa, momentos antes da sua morte. É o símbolo para quem busca a iluminação espiritual e encerra o ciclo de reencarnação, entrando no Nirvana.

A essência das tatuagens de Buda

O verdadeiro sentido da tatuagem de Buda é a verdade e a esperança. Felicidade, tristeza, amor, medo, ciúme, inveja: são condições totalmente fluidas, apenas “são”, sem ficar pensando se são boas ou ruins. Embora nos colocamos em grupos sociais, como a família, roda de amigos, projetos, cada caminhada é de cada um, única, e o ser deve ser responsável pela sua iluminação.

Antes de tatuar...

Faça uma pesquisa completa sobre o tema, sobre as referencias e sobre os melhores profissionais para você.Os melhores lugares para fazer a tatuagem de Buda são:

Converse bastante com o profissional para escolher o design e o lugar, isso vai depender muito da sua personalidade e estilo de vida.

POMADAS PARA TATUAGEM

Conserve a sua tatuagem – os seus cuidados após o procedimento serão essenciais para a beleza da sua tattoo, siga a recomendação profissional. As pessoas que fazem esse tipo de tattoo já tiveram uma experiencia de renascimento da alma em algum aspecto. Geralmente, são pessoas empáticas, gentis, praticam o acolhimento e o amor ao próximo, além de terem a mente mais aberta.

CUIDADOS COM A TATUAGEM

A tatuagem de Buda é muito versátil, desta forma, não importa em qual estágio a Iluminação se encontre em você. Simboliza resistência, de forma pacífica, as provações energéticas do mundo, para se manter firme no trajeto da alma.

Curtiu? Então não esquece de compartilhar com os amigos e agora fique com mais e mais tattoos de Buda

Incríveis Tatuagens de Buda


Próximos eventos

Ver mais eventos